domingo, 31 de março de 2013

Abacateiro - Arvores Frutiferas


Nosso Viveiro de Mudas Nativas e Frutíferas tem grande variedade de Arvores em Vasos para essas arvores , ou estudos das plantas ,são buscadas por material de qualidade , normalmente por pessoa doutoradas em botânicas , e o texto de origem consta no final do texto.
Sobre o abacateiro temos varias arvores a pronta entrega .


Abacate
(Persea americana)

Fruto do abacateiro, o abacate tem forma semelhante a da pêra, casca áspera de cor verde ou violeta, polpa macia comestível e caroço grande e liso, sendo mais um dos alimentos que a América Central ofereceu ao mundo. O abacateiro é uma árvore originária da Guatemala, Antilhas e México, o que pode ser notado no próprio nome da fruta, pois abacate vem da palavra asteca awakatl, nome da planta na língua natural dos mexicanos. Embora nativo da América Central, o abacateiro adequou-se muito bem ao Brasil, e cresce bem em todo o país, em especial na região Norte. É muito cultivada por toda parte, tanto pelo fruto saboroso, de grande valor nutritivo, quanto pelas folhas com propriedades diuréticas, além de conter 20 a 25% de óleo usado em perfumaria, tem diversas aplicações medicinais, além de usos culinários e cosméticos.
É um fruto bastante rico em substância gordurosa, encontrada na polpa - com alta taxa de gordura, sendo muito rico em calorias, o que torna contra-indicado para regimes de emagrecimento ou de manutenção de peso, é inimigo das dietas de emagrecimento.
No entanto, como sua gordura é fácil de assimilar pelo organismo, pode constar da dieta de quem tem problemas digestivos. Além disso, contém vitaminas A e do complexo B e alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.

Existem mais de quinhentas variedades de abacateiros, o que explica os muitos tipos de abacate, diferentes na forma, tamanho e cor. Entre os tipos mais conhecidos encontram-se o manteiga (em forma de pêra, com polpa macia e sem fibras), o guatemala (com forma de ovo e casca rugosa, maior que o manteiga) e o pescoço (parecido com o manteiga, mas um pouco mais alongado).

Os melhores abacates são os mais pesados e firmes, tem polpa macia e gordurosa, com sabor característico e delicado (antes de ficar maduro, ele tem polpa dura e esbranquiçada). Algumas vezes, tem manchas de cor marrom-clara na casca, mas esse é um defeito apenas superficial que não afeta a qualidade do fruto. Para saber se estão no ponto, é só fazer uma ligeira pressão com os dedos: os de casca fina cedem logo, os de casca mais grossa oferecem um pouco mais de resistência. Os abacates duros ou bem firmes, embora possam ter todas as características de boa qualidade, não estão prontos para o consumo imediato, devendo ser amadurecidos.
O abacate deve ser guardado em lugar fresco e arejado. Quando ainda verde, não convém colocá-lo na geladeira, pois o frio interrompe o processo de maturação. Depois de descascado, deve ser imediatamente consumido, porque, em contato com o ar, a polpa escurece. Para evitar o escurecimento imediato da polpa, passe um pouco de limão na superfície do fruto. Como o abacate maduro é muito sensível, amassando-se com muita facilidade, deve evitar-se que fiquem empilhados na fruteira ou no recipiente no qual são guardados.
Para cortar e limpar o abacate, lave-o bem sob água corrente e enxugue. Corte-o ao meio, no sentido do comprimento, torça delicadamente as duas metades para separá-los e, com a ponta de uma faca, retire o caroço. Dependendo do uso, corte-o em fatias e descasque.
No Brasil, o abacate é consumido ao natural com açúcar, como sobremesa. No entanto, em outros países é mais apreciado em saladas, bem temperado com vinagre, pimenta e maionese. Em pratos doces, o abacate combina muito bem com limão, leite, creme de leite e leite condensado, na preparação de sorvetes, cremes, mouses e bebidas. Em pratos salgados, vai bem com camarão e lagosta, em saladas ou acompanhando pratos fortes.
abacate__________________________________Créditos da foto: Cátia Simone


DICAS CULINÁRIAS:
- para saber quanto comprar, calcule que 3 abacates são suficientes para fazer um creme para 6 pessoas.
- se o abacate ainda estiver verde, deixe-o enterrado em farinha de trigo que logo ficará maduro.
- para que o creme de abacate não escureça, depois de pronto coloque-o num prato fundo e ponha o caroço da fruta, sem lavar, bem no meio do prato e guarde na geladeira até o momento de servir.
- para pratos salgados, só use abacates bem maduros. Caso contrário, ficarão muito amargos, dando sabor desagradável.
- para que o abacate cortado não escureça, passe uma camada fina de manteiga na parte cortada.
- quando for usar só uma metade do abacate, deixe a outra metade com o caroço. Isto evita que se deteriore com rapidez.
- para conservar abacate maduro, envolva-o com um pano úmido e coloque na geladeira. Quando o pano secar, volte a umedecer.
- o abacate é indispensável numa boa vitamina.
- quando for comprar prefira os abacates grandes, com caroço preso, casca verde-clara e sem manchas.
- o creme de abacate feito com açúcar e um pouco de leite, fica melhor quando misturado com pedacinhos de amendoim torrado, salgado e sem casca. Também fica ótimo com castanha de caju.

abacate__________________________________Créditos da foto: Cátia Simone


CURIOSIDADES:
- algumas tribos da Amazônia usam os brotos do abacateiro para combater doenças dos pulmões.
- nas Antilhas o abacate é considerado um afrodisíaco.
- o abacate era antigamente chamado de "pêra-de-advogado".
- o frio é um dos principais inimigos do abacateiro.

Partes utilizadas: Folhas, fruto e a semente.


Propriedades medicinais do abacate
O abacateiro é originário do México e aclimatado no Brasil. Pertence à família das Lauráceas, em que se incluem também a canela, o louro, o sassafrás etc.

Ajuda a tratar de: Contusões, dores de cabeça, dores reumáticas, diarréias, excesso de uréia,
insuficiência hepática, pele seca, ressecamento de cabelo
, retenção da secreção biliar, é diurético.

Utilidades Medicinais
Afta -Mastigar folhas tenras de abacateiro. Bem lavadas.
Amidalite - Gargarejo com o chá das folhas do abacateiro.Combinar com chá de tanchagem para maximizar o efeito.
Bronquite - Chá morno das folhas do abacateiro.O efeito é melhor quando se torna esse chá às colheradas misturado com própolis e chá de guaco.Duas a quatro xícaras por dia.
Cansaço - Afirma-se que a folha do abacateiro contém propriedades revitalizantes.Usar esporadicamente o chá juntamente com limão e mel.
Diarréia - Caroço tostado e moído bem fino. Dissolver duas colherinhas deste pó em uma xícara de água morna. O efeito é mais potente se, em lugar de água,for utilizado o decocto dos brotos da goiabeira.
Digestão,distúrbios da - Recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia atônica.
Dor-de -cabeça - Compressas mornas com o chá das folhas à cabeça. Convém também tomar este chá.
Tosse - Chá das folhas do abacateiro, morno, com mel, tomado aos goles.
Verminoses - Lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado;acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.

Como realizar o plantio do abacate:
Receitas com abacate

Fontes: http://www.geocities.com/atine50/frutas/frutas.htm, às 17:48h; em 27/01/2008.
Essencial - Um guia prático para cuidar da saúde, Editora Nova Cultural Ltda, São Paulo, 2001.

www.todafruta.com.br Data Edição: 07/07/04   
Curso Básico de Fruticultura - Engº. Agroº. Marco Moro - Escritório Regional da EMATER - Pelotas/RS -  2006.

Bibliografia:
As Frutas na Medicina Natural
Alfons Balbach
Daniel S. F. Boarim
Edição Vida Plena
(XX11) 464-3888 - Itaquaquecetuba - SP.

Um comentário:

  1. pode plantar abacate em vaso,pois não tenho quintal e adoro frutas

    ResponderExcluir